quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O primeiro livro sobre ações a gente nunca esquece

Indicação de leitura para iniciante

O mercado de Ações em 25 Episódios (Paulo Portinho) foi meu primeiro livro quando decidi começar a investir em ações. E não poderia ter começado melhor, pois além do livro entregar uma grande quantidade de informações sobre investimento de longo prazo na bolsa brasileira, de quebra acabei me divertindo horrores com Arnaldinho, seu Avô e Bianor. 

 

O livro conta uma crônica motivacional sobre Arnaldo, recém-formado em Eng. Mecânica no segundo semestre de 1995, aos 22 anos. Quando Arnaldo consegue um emprego, seu avô sugere que ele economize entre 10% e 20% do que ganha, R$ 300,00 na época. E como sugestão, indica ao neto investir em ações da Vale. 

É nesse ponto que Arnaldinho começa sua trajetória de 13 anos em investimentos na bolsa brasileira. E não pensem que foi fácil, logo nos primeiros anos Arnaldinho passou por alguns sustos, além de pegar três anos de mercado em baixa. 

Mas não para por aí, ao mesmo tempo que investia na bolsa brasileira, Arnaldinho investia parte do seu suado dinheiro em renda fixa também.

Além da crônica, o autor também aborda temas como: aposentadoria com ações e diferenças entre ON e PN, principais eventos acionários, desdobramentos, bonificações, imposto de renda etc.

O livro é bem didático e gostoso de ler, principalmente pelo caso prático de Buy and Hold apresentado na primeira parte do livro. 

Na 1ª edição, a crônica de Arnaldinho apresenta 13 anos de investimento regular na bolsa (1996-2009).

Na 2ª edição a crônica foi atualizada para o final de 2018, totalizando 23 anos de investimentos na bolsa e pegando períodos de grandes oscilações nas ações da Vale, principalmente entre 2015 e 2016.



Indicação de leitura para iniciantes 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário